Pular para o conteúdo principal

O comentário

O comentário:

Quarentena; but make it fashion



O que todo mundo diz: fique em casa.
O que ninguém diz: aproveite para enriquecer e alimentar seus conhecimentos sobre moda.

Por conta da prevenção ao espalhamento da pandemia de Covid-19 no último mês, muitos de nós estamos confinados em casa por tempo indeterminado. A recomendação parte da Organização Mundial da Saúde e deve ser seguida rigorosamente.

Enquanto ninguém sai de casa, é totalmente aceitável passar o dia em pijamas e roupas confortáveis, mas ocasionalmente todos seremos novamente jogados em nossas rotinas de trabalho, estudo e convívio social.

Aí entram nossas roupas e estilos pessoais. E por que não trabalharmos isso em nosso tempo livre? Moda é igual à design de personagens, só que na vida real. Com isso em mente, listamos alguns conteúdos sobre moda para consumir durante a quarentena (fugindo um pouco do óbvio!).

#1 - Livros


Capas de alguns exemplares. Divulgação.

O Livro Negro do Estilo, Nina Garcia: Para o leitor aprender que moda não tem a ver com marca! Apresenta dicas indispensáveis para escolher roupas que expressam personalidade, combinar texturas e ser deslumbrante sempre.

A Estratégia de Estilo, Nina Garcia: Nina de novo. Um guia para se manter sempre na moda sem sucumbir ao consumismo, incentivando à criatividade com o que já se tem em seu guarda-roupa.

50 Ícones Que Inspiraram a Moda - ESTILISTAS, Lauren Cochrane: Um livro que reúne 50 estilistas emblemáticos das primeiras décadas do século 20 até os dias atuais, com imagens ilustrativas.

Rainha da Moda; Como Maria Antonieta se Vestiu para a Revolução, Caroline Weber: Não dá pra planejar o futuro sem olhar pro passado. E quando falamos sobre moda icônica, não dá pra não falar de Maria Antonieta. Leitura gostosa que foge um pouco das outras indicações por conta do contexto.

Tudo Sobre Moda, Marnie Fogg: A história da moda de forma acessível e com muitas imagens ilustrativas.

The Beautiful Fall, Alicia Drake: Livro biografia de Karl Lagerfeld, com detalhes sobre a rivalidade histórica entre ele e Yves Saint Laurent, dois dos maiores designers da década de 70. 

100 Anos de Moda, Cally Blackman: Ilustrado com mais de 400 imagens, cobre desde a influência das vanguardas artísticas, até os movimentos de grupos urbanos atuais.

#2 - Filmes


Foto: Sandra Vijandi.

Coco Antes de Chanel (2009): O filme conta a história de vida da estilista Gabrielle 'Coco' Chanel, desde sua origem humilde até se tornar um dos maiores nomes da moda no mundo.

Prêt-à-Porter (1994): Uma sátira sobre o hedonismo, egocentrismo e futilidade existente no 
universo da moda, mesclando o enredo fictício com cenas de desfiles reais e de seus bastidores.

Trama Fantasma (2017): Um celebrado designer britânico com personalidade obsessiva e 
controladora, se apaixona por uma garçonete e a transforma em sua musa e amante. A história é ambientada nos anos 50.

Paradise Kiss (2011): A estudante Yukari tem sua vida virada de pernas para o ar quando é descoberta pelos estudantes de moda Miwako, Arashi, George e Isabella. O grupo insiste que Yukari se torne modelo.

The Bling Ring (2013): Baseado em uma história real, a trama se desenvolve em volta de um grupo de adolescentes que invadem casas de celebridades e roubam milhares de dólares em roupas, sapatos e jóias.

#2.1 - Documentários:


Advanced Style: Um documentário que apresenta as senhoras de idade mais estilosas de Nova Iorque, para provar que não existe limite de idade em estilo.

Jeremy Scott, The People's Designer: Sobre a história de vida de Jeremy Scott, diretor criativo da Moschino.

The September Issue: Apresenta o processo de organização da edição lendária da revista Vogue, Setembro de 2007. É O Diabo Veste Prada da vida real, com a editora-chefe Anna Wintour; que inspirou a icônica personagem Miranda Priestly.

#3 - No YouTube


Foto: Sofia Sanchez & Mauro Mongiello para Numéro China, outubro de 2015.

Steal The Look: Canal do site de mesmo nome.

Viihrocha: Moda em vários formatos diferentes, e um pouco de lifestyle. Vídeos de tendências, achados em brechós e copiando looks do Pinterest são o ponto alto.

Jade Picon: Além de blogueira e instragramer, Jade estuda moda. No canal dela tem bastante lifestyle, mas também dicas técnicas sobre tendências e DIY's.

Ju Romano: Moda com bom humor, pela primeira fashionista plus size a fazer um editorial para a revista Elle Brasil.

Joyce Gold: Blog de lifestyle, mas os vídeos de Lookbook da Joyce são boa inspiração.

Nosferotika: Gótica fashionista que faz review de lojas de moda alternativa, lookbooks, DIY's e lifestyle de subcultura.

Cinderela de Mentira: Outro canal plus size, pela fashionista Ana Luiza Palhares. Em meio à posts de moda, ela também aborda temas como gordofobia, mercado da moda e empoderamento.

Descomplicando a moda: Tetê Laudares, professora, aborda temas como história de grandes marcas, curiosidades, e promove bate-papos com pessoas que atuam no mercado da moda.

A série Thrift Haul do canal Tatered: Quadro de comédia onde duas personalidades da internet têm poucos minutos para montar um visual em um brechó, com temas absurdos. É em inglês, mas não tem problema, pois as legendas auto geradas em português errado só fazem os vídeos serem ainda mais hilários.

#4 - Séries


Foto: Andrew Yee para revista How to Spend It.

Next In Fashion: 18 designers de moda proeminentes disputam o título de próxima marca quente do mercado da moda.

Styling Hollywood: Jason Bolden e Adair Curtis expõem seus trabalhos de vestir estrelas de Hollywood e decorar suas casas.

Queer Eye: 5 homens LGBT, cada um em sua própria especialidade, promovem uma mudança completa na vida de pessoas comuns, desde visual até comportamental e nutricional. Diferente de todos os programas de makeovers lançados anteriormente.

Girlboss: Nessa série inspirada no livro de mesmo nome, a protagonista Sophia começa o próprio negócio de reforma e revenda de roupas vintage. O negócio prova ser um desafio lucrativo e complicado.

Sem Medo da Vergonha: Santiago Artemis, um ícone da moda portenha, abre sua vida com o público. A série acompanha seu processo criativo, história, contato com clientes e sessões de terapia.

The Assassination of Gianni Versace: Em 9 episódios, a segunda temporada de American Crime Story cobre o assassinato do designer Versace pelo spree killer Andrew Cunanan.

Atelier: Uma jovem especialista em tecidos é contratada por uma marca de lingeries de luxo, e passa a ter problemas com a presidente da empresa, uma designer elegante e geniosa.

Fora os títulos mencionados na matéria, existem inúmeros mais pela internet. Abrace as dicas, e divirta-se criando suas próprias camadas de estilo.

Originalmente publicado em Amélie Magazine em março de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A crônica

A crônica: O que é notícia hoje? Por Lana Távora O jornalista, sentado em sua mesa, encarava a tela do computador. O documento aberto em branco refletia sua mente vazia, em busca de uma notícia, daquela história que faria manchetes, que provocaria discussões e despertaria emoções. A pergunta incessante em sua mente ecoava como um mantra: "O que é notícia hoje?". Enquanto sua atenção estava fixada no mundo digital, um pequeno espetáculo de milagres cotidianos ocorria à sua volta, completamente despercebido. Uma borboleta pousava suavemente na janela, desdobrando as asas em um espetáculos de cores vivas. Do lado de fora, crianças brincavam, criando universos inteiros na imaginação. O sol, lento e majestoso, coloria o céu em tons alaranjados e dourados, pintando a paisagem urbana com cores que ela não costuma mais ver. Mas isso lá é conteúdo de notícia? Nada disso capturava a atenção do jornalista. Sua mente estava obcecada com a corrida frenética pelas hard news . Torcia por um...

A matéria

A matéria: Fakecasts? A moda dos cortes falsos de podcast Na busca por relevância e pela possibilidade de “viralizar”, os cortes falsos de podcasts viraram trend. Cortes falsos de podcasts viralizam e viram moda. Foto: Pexels/George Milton. Após vários exemplos práticos de cortes de podcast terem viralizado, a nova moda entre internautas buscando a fama, é criar cortes “falsos” de podcast. Os auto proclamados influencers digitais se gravam olhando para fora do enquadramento da câmera, falando em um microfone, para simular a participação em um programa de podcast. Os cortes falsos de podcast já vêm ganhando alguma notoriedade nas redes sociais desde julho de 2022 e se intensificaram entre janeiro e fevereiro deste ano. O intuito da prática é se reafirmar como uma autoridade em seu nicho, já que ser convidado para participar de um podcast se tornou símbolo de especialidade na internet.  Grandes figuras da cena brasileira de podcasting têm comentado sobre isso no Twitter. Entre eles T...