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Fakecasts? A moda dos cortes falsos de podcast

Na busca por relevância e pela possibilidade de “viralizar”, os cortes falsos de podcasts viraram trend.

Cortes falsos de podcasts viralizam e viram moda. Foto: Pexels/George Milton.

Após vários exemplos práticos de cortes de podcast terem viralizado, a nova moda entre internautas buscando a fama, é criar cortes “falsos” de podcast. Os auto proclamados influencers digitais se gravam olhando para fora do enquadramento da câmera, falando em um microfone, para simular a participação em um programa de podcast.

Os cortes falsos de podcast já vêm ganhando alguma notoriedade nas redes sociais desde julho de 2022 e se intensificaram entre janeiro e fevereiro deste ano. O intuito da prática é se reafirmar como uma autoridade em seu nicho, já que ser convidado para participar de um podcast se tornou símbolo de especialidade na internet. 

Grandes figuras da cena brasileira de podcasting têm comentado sobre isso no Twitter. Entre eles Thiago Miro, do Mundo Podcast, Chico Felitti, e até mesmo a atriz e apresentadora Suzana Pires.

Imagem: Reprodução/Twitter.

Dentre os cortes falsos de podcast que foram destaque na última semana, um é da coach de relacionamentos Ingrid Santiago, que reafirma papéis de gênero e apoia estereótipos de feminilidade e masculinidade. A gravação não foi vista com bons olhos por muitos espectadores, que fizeram piada tanto com o conteúdo, quanto pela prática de disseminar um falso podcast.

“Ela tá nitidamente lendo”. Imagem: Reprodução/Twitter.

A prática é censurada por produtores de podcasts de verdade, mas a tendência é que os falsos cortes de podcast continuem. Segundo a psicóloga Marcela Lamastra, pós graduanda em Terapia Cognitivo comportamental pela PUCRS, muito da prática está relacionada à FOMO (Fear Of Missing Out), que em português significa “medo de ficar de fora”. Ela declarou ao R7:

“É uma reflexão a ser feita: Porque ela [a pessoa] está tentando fazer algo só porque todo mundo faz? E a reflexão é também pra quem consome, será que eu estou consumindo essa pessoa só porque ela apareceu com um microfone  e com um fone de ouvido bacana?”

Produtores de podcasts agora têm a missão de selecionar com mais cuidado seus cortes de podcast para as redes sociais, deixando claro que se tratam de episódios de verdade. Enquadramentos que incluam o(s) apresentador(es), partes da conversa que possuam interação entre outros membros da bancada, mudança de ângulos da câmera e incorporar link para o episódio na íntegra são recomendações para aplicar a veracidade da gravação em um compilado de cortes.

Com o esforço extra dos criadores de conteúdo reais e a atenção dos espectadores que consomem estes materiais, poderemos identificar com mais clareza os internautas que só usam disso para se promover – assim evitando propagar qualquer tipo de charlatanismo.


Originalmente publicado em CASTNEWS em março de 2023.

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